fbpx

3 práticas de Governança Corporativa

Qualquer tipo de organização deve aplicar boas práticas de governança corporativa. Seja uma empresa de médio ou grande porte, seja uma sociedade anônima ou limitada, é necessário implantar um sistema que gere a organização, envolvendo o relacionamento de todos os setores.

No post de hoje, daremos alguns exemplos de práticas desse sistema, a governança corporativa. Antes, explicaremos um pouco o que ela é.

O que é governança corporativa?

Aqui no Brasil, existe o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, órgão de referência no tema, que define o sistema da seguinte forma:

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Ela é, então, o motor da melhoria no desempenho empresarial e se baseia em 4 princípios básicos:

  • Transparência: disponibilizar para todas as partes interessadas as informações capazes de contribuir positivamente para o clima organizacional, e não só as informações que tem sua publicidade imposta por lei ou regulamento.
  • Equidade: tratar de forma igual e justa todos os sócios e partes interessadas.
  • Prestação de contas: possibilita o controle da atuação dos agentes da empresa, bem como sua responsabilização individualizada.
  • Responsabilidade corporativa: os colaboradores da empresa devem agir de forma responsável, de modo a contribuir para a saúde financeira e administrativa da organização.

As boas práticas de governança corporativa

Baseando-se nos princípios de governança corporativa, as boas práticas devem ser alinhadas com os interesses da empresa, no sentido de otimizar o valor da organização, contribuindo para seu desenvolvimento de forma sustentável, bem como para sua longevidade e qualidade. Podemos citar 3 boas práticas de governança corporativa!

Criação de órgãos internos

A primeira medida a ser feita para melhor implementar o sistema de governança corporativa é definir quais as diretorias da sua organização, que recebem o nome de órgão de governança. São exemplos desses órgãos o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, os Conselhos de Auditoria (interna e externa) e a Diretoria.

Com a criação desses conselhos, é possível adotar uma prática essencial em uma empresa: a evidenciação da hierarquia, por meio da qual cada funcionário saberá exatamente a quem responder, e será responsabilizado de modo correto.

Realização de reuniões periódicas para acompanhar os projetos

As reuniões entre as equipes, os sócios, e as reuniões dos conselhos servem para alinhar as ações de uma empresa em respeito às suas diretrizes e às suas metas. É a melhor saída para manter um controle administrativo eficiente e analisar o desenvolvimento da organização.

É igualmente importante registrar os frutos dessas reuniões, que integrarão o histórico da empresa, podendo ser divulgados para fomentar o princípio da transparência. Juntamente com os balanços financeiros, esse registro é muito requisitado por potenciais investidores!

Formação de um Conselho Consultivo

A variedade de experiências de profissionais qualificados não pode ser desperdiçada com a ausência desse conselho. Formá-lo é, em outras palavras, investir no futuro da empresa, uma vez que cada decisão a ser tomada será muito bem fundamentada e melhor orientada.

Você gostaria de citar outra prática de governança corporativa? Deixe um comentário. Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos gratuitos exclusivos!

Sobre a FBT

A FBT é a primeira e única faculdade, no Brasil, especializada e focada na área tributária.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação EAD regulados pelo MEC pela Portaria nº 806 de 8/10/2020.

Últimas Postagens

Siga-nos

Assine a nossa Newsleter

Fique por dentro de todas as notícias da FBT